terça-feira, 7 de outubro de 2008

Quintas dos Cristais: Mineração de Quartzo

Desde o século XVII a extração de minérios, carrega uma triste lembrança das pessoas que antigamente passaram pela região do Quadrilátero Ferrífero. A água, o solo e plantas já estão desde esse período, contaminados por metais pesados, como conseqüência da atividade mineradora precária utilizada no passado.

Esta região é um dos distritos mais importantes do Brasil, por ser uma das principais concentrações de minério do país. Composto pelos municípios de Mariana, Itabira, Rio Piracicaba, Congonhas do Campo, Casa Branca, Itaúna, Sabará, em Minas Gerais. São retirados dele ouro, ferro, manganês, quartzo, hematita e outros minerais.

Qual seria a diferença entre minério e mineral?

A diferença é simples, mineral é um elemento químico natural, resultante de processos inorgânicos encontrados na crosta terrestre, já o minério é um mineral ou uma associação de minerais (rocha) que pode ser explorado economicamente.

No Quadrilátero Ferrífero, encontramos a Quinta dos Cristais, local de preservação ambiental e cultural. Nesta região há incidência de quartzo e hematita (óxido de ferro III, Fe2O3), em abundância no local. O quartzo (dióxido de silício, SiO2)é importante na economia do país, utilizado na fabricação de vidro, esmalte, cerâmica, produtos eletrônicos, relógios, indústria de ornamentos, instrumentos ópticos, de vasilhas químicas. É muito utilizado também na construção civil como areia.

A principal retirada feita no Quadrilátero Ferrífero é do ferro, em que 60% é responsável na economia do país, por ser o minério mais utilizado em todo o mundo para a fabricação de aço, ferramentas, veículos, máquinas e elementos de estrutura de pontes, edifícios e outros.

Outro minério extraído é o Ouro com 40% destinado para economia, suas maiores aplicações funcionais existem na indústria química e aeroespacial, em próteses dentárias, além das decorativas, incluindo joalherias e adornos religiosos.

Esta região com grande importância para o desempenho da balança comercial brasileira sofreu grandes impactos ambientais durante séculos, somente agora mecanismos estão sendo implantados para que estes sejam evitados. O reaproveitamento da água utilizada e a restauração da superfície desmatada são exemplos destes.

Porém a intensa atividade mineradora transformou a paisagem local, sendo explorada por tanto tempo, visando cada vez mais os lucros e a exploração sendo cada vez maior. Hoje existem leis que proíbem a extração descontrolada, fazendo as empresas adotarem os mecanismos de manutenção, não deixando as terras inférteis e desprotegidas.

Ocupando uma posição tão importante na economia e história país, o Quadrilátero Ferrífero, merece ser preservado, como a Quinta dos Cristais!

Um comentário:

Birajara disse...

Tenho várias "drusas de cristal de quartzo" que ficaram expostas ao tempo e escureceram, limo poeira etc,
como faço para limpar? já usei cloro e jato de agua e ñ funcionou. Grato
Birajara
birajarag@gmail.com